segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Expedição Atacama - 26° Dia - Chuy (Ur) a São Lourenço do Sul (RS)

Acordamos já passava das nove da manhã, fomos a uma cafeteria no Chui brasileirol, atravessamos a rua e aproveitamos para fazer umas comprinhas nas lojas de free Shopping do lado uruguaio, afinal, com preços parecidos com os do Paraguai tudo fica mais fácil e ninguém é de ferro... hehe...continua abaixo...








Compras feitas, aproveitamos para visitar novamente o Forte São Miguel, que fica, na divisa com o extremo sul do Brasil - a 9 Km da cidade de Chuy - está localizado sobre a Serra de São Miguel, a 35 metros sobre o nível do mar, no Departamento de Rocha, a aproximadamente 350 Km a leste da capital uruguaia.
De menores proporções que a Fortaleza de Santa Teresa  - da qual dista em torno de 48 Km - o Forte de São Miguel foi construído pelos portugueses, em 1737, a mando do Brigadeiro José da Silva Paes, que havia fundado e fortificado neste mesmo ano a cidade de Rio Grande de São Pedro, primeira cidade do atual estado do Rio Grande do Sul, e que dois anos depois iria dar início ao sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, recomendamos a visita, pois é um lugar rico em história e com paisagens sensacionais.
 Após concluir nossa visita ao forte, voltamos ao Chui para comprarmos lanche para nossa viagem de regresso, fomos ao supermercado, compramos refrigerante e mais algumas guloseimas para as crianças. Quando já estávamos na saída da cidade percebi que alguns motoristas nos  faziam sinal, foi quando percebemos que o tule de nosso carro estava  aberto, espalhando parte de nossas coisas pela estrada, parei rapidamente o carro e tratamos de recolher nossas coisas. Infelizmente o tule sofreu uma pequena avaria, nada que não possa ser recuperado,  ainda bem, pois o Cléverson o comprou justamente para esta viagem. Problema resolvido, retomamos nossa viagem de regresso, passando pela reserva do Taim, ou estação ecológica do Taim, a estação abrange uma área de 34.000 hectares nos municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. Sua finalidade é a preservação de um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. A região abriga diversos ecossistemas e possui alto valor ecológico para pesquisas e experimentos. As espécies de animais são capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachã, garça-vaqueira entre outras, para maiores informações, recomendamos o site www.turismo.rs.gov.br. Paramos bem em meio a reserva para fazer nosso lanche e aproveitamos para fotografar alguns bichinhos. Percorremos  toda a reserva do Taim, e seguindo nossa tocada, paramos na cidade de Pelotas, onde existe uma ponte antiga, um lugar bacana, de onde muitas pessoas praticam a pesca, além de ser um ponto estratégico para fotos. Chegamos a São Lorenço do Sul perto das oito da noite, tempo para encontrarmos um bom hotel a beira da estrada, onde pudemos desfrutar de uma boa comida típica e um quarto bem amplo com ar, tv a cabo e o melhor uma cama confortável...

2 comentários:

  1. Colega, estou pensando em fazer uma expedição por esta região. assim gostaria de saber juntamente ao você e sua família sobre dicas para acampar neste região, já que vocês explorou esta maravilha de lugar.

    As dicas podem ser por e-mail.

    Hudson Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hudson será um prazer ajuda-lo com suas dúvidas, afinal esse também é o objetivo de nosso blog, auxiliar outros aventureiros como nós, a por em pratica os inúmeros sonhos. Costumamos dizer que é ótimo viajar na viagem, melhor ainda é por o pé na estrada.
      Responderemos suas dúvidas por aqui, assim outros viajantes também serão ajudados.
      Grande abraço .. e pode perguntar

      Excluir