domingo, 22 de julho de 2012

Expedição Atacama - 11° Dia: Chegada no Pacífico

      Há onze dias viajando, era chegada a hora de deixarmos San Pedro de Atacama para trás, mas com grande peso em nossos corações, e com a convicção de que certamente deveremos voltar, pois o deserto do Atacama e a cidade de  San Pedro com suas paisagens e lugares inóspitos, deve receber maior atenção por parte de qualquer aventureiro que resolva  vir a estas paragens. Para quem estiver pensando em visitar San Pedro, certamente lhes recomendamos que reserve pelo menos quatro à cinco dias, pois irão encontrar maravilhas, que aqui não damos conta de descrever.
   Carros devidamente carregados, últimas fotos na frente do Hostal e metemos o pé na estrada, mais precisamente os pneus (hehehe), nossa meta agora estava voltada para alcançarmos as agitadas águas do Pacífico, que de acordo com nosso roteiro, seria na cidade de Antofagasta (Ch), mas antes passaríamos por Calama  a popular "Tierra del Sol y Cobre" (Ch). Logo na saída de San Pedro de Atacama, começamos a encontrar os carros, motos e quadriciclos que estavam participando do Rally Dacar, acabamos sendo informados, que a chegada da etapa de San Pedro estava para acontecer bem naquela hora, o que nos permitiu uma visão muito privilegiada. Nos detemos por mais de meia hora, vendo a chegada do Rally e acompanhando toda a estrutura bem em meio ao deserto, o que fez com que nossos companheiros de viagem tivessem de retornar um pouquinho, pois estavam à nossa frente e não viram quando paramos. Curtimos muito aquele momento e retomamos a viagem, nos 215 kilômetros que separam Calama (Ch) de Antofagasta (Ch), encontramos comboios de caminhões da jazida de cobre de Chuquicamata, contemplamos desenhos milenares, que até os dias de hoje, não tiveram suas origens desvendadas e ainda paramos nas ruínas de uma cidade fantasma, resultante do surgimento da síntese em laboratório do salitre na Alemanha, por volta de 1930, grandes cidades foram abandonadas no altiplano do Deserto do Atacama. As mais importantes foram “Oficina” Chacabuco e Puelma.
     Chegamos a Antofagasta já passavam das cinco da tarde, assim que avistamos o Pacífico, paramos nossos carros e comemoramos mais uma etapa de nossa expedição que estava cumprida. Como nessa região a noite custa mais a chegar, tínhamos tempo para explorar um pouco a cidade, molharmos os pés no Pacífico e tirar mais fotos para registrar nossa aventura. Perto das sete da noite, abastecemos os carros e rumamos na direção de Taltal, onde segundo os meus cálculos  kilométricos passaríamos a noite. No percurso que nos levaria para Taltal, passaríamos pela "Mano del Desierto" (Mão do Deserto), eu imaginava que estivesse lá pela metade do caminho, qual foi minha surpresa, quando após termos percorrido somente75 kilômetros, lá estava ela, magnifica em toda sua grandeza, dando áres de vida a um lugar onde o deserto se ergue sobre os viajantes.
      A Mão do Deserto é uma escultura  localizada no Deserto de Atacama no Chile à 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, na Rodovia Panamericana. Foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992. Localiza-se à uma altitude de 1100 metros acima do mar. Muuuuitas fotos e em meio a nostalgia de estar alí, lembrei-me de um motociclista aventureiro, que por ter sido pego pelo cair da noite acampou atrás da mão, usando a escultura como proteção. Bem que nós gostaríamos de tal aventura, mas creio que nossos companheiros não partilhariam da mesma vontade (tudo bem, pois tínhamos que entender que embora muito motivados, dona Dilva e seu Luiz já não tinham mais 30 anos).    Tocada retomada e chegamos a Taltal, perto das 11 da noite, felizes mas cansadérrimos e loucos por um bom banho e uma cama...
Despedindo-se do Tuyasto

Próximo destino Taltal - Chile

                                                                Dakar 2011 - Chile
Calama - Chile



Cidade fantasma - salitreras - Chile

Exploradoras da cidade fantasma
Desenhos no deserto...o que explica?

Antofagasta - Chile

                                                              Avilas no Pacífico


                                                      Pacífico ...agitado...misterioso...belo!




Expedição Atacama na Mano del Deserto

Hoje bem mais de 500 KM


Por do sol - chegada a Taltal

Nenhum comentário:

Postar um comentário