sábado, 28 de julho de 2012

Expedição Atacama - 12° Dia:

     Após boa noite de sono em um hotel simples, porém com bom preço, estávamos nós em Taltal, uma cidadezinha muito simpática e acolhedoura, da província de Antofagasta ao norte do Chile, com cerca  de 11.100 habitantes, por seu charme e belezas, Taltal é referenciada no poema II de Pablo Neruda, na obra Cem Sonetos de amor.








   Tomamos nosso café da manhã, e saímos explorar a cidade, queríamos ver se encontrávamos uma casa de câmbio, pois já estávamos quase sem pesos chilenos, o que logo nos foi informado que só conseguiríamos  no banco, onde também não conseguimos. Moral da história a partir daí nossas refeições só poderiam ser feitas onde aceitassem cartão de crédito, até chegarmos em uma cidade onde houvesse casa de câmbio. Como bons professores que somos,  fomos  em busca de uma escola, porque queríamos conhecer ao menos a estrutura das escolas por aqui, já que aulas mesmo não há, janeiro também é o período de vacaciones (férias) dos alunos e realmente podemos comprovar que as escolas por aqui têm uma ótima estrutura, de boas salas de aula, pátios bem limpos e ginásio de esportes, bem diferente do que a grande maioria das escolas públicas do Brasil, especificamente de Santa Catarina, as quais conhecemos. Outra beleza destaque da cidade de Taltal é a praça central, muito bem arborizada e florida, uma fonte com quatro querubins, que reza a lenda de que quem olhar nos olhos dos querubins se encanta de tal forma pela cidade que sempre retorna.Na praça uma música ambiente é tocada a todo tempo, nos fazendo meditar . A beleza da praia é sem igual, e maior foi nossa surpresa, quando nos deparamos com muitos pelicanos e lobos marinhos que vêm comer as víceras dos peixes que são limpos alí mesmo em bancas de peixeiros que vendem o seu produto bem à beira da praia, um deles, muito simpático deu uma sacolada de víceras para que pudéssemos atrair os bichos para podermos fotografar e filmar.
Aproveitamos para curtir um pouco mais do Pacífico e explorar a praia, depois fomos almoçar, e acabamos escolhendo um restaurante a beira mar,chamado Rincon de Corwat, o dono era um uruguaio até que gente boa, mas a comida foi bem cara e nada saboroza, portanto o comercial aqui é negativo, caso  você que nos lê for a Taltal, não lhe recomendamos. Retomamos nosso roteiro, e agora a cidade que tinhamos pela frente era Copiapó, que tournouse mais conhecida após a emocionante história dos 33 mineiros que ficaram  presos mais de dois meses na mina San José. Seguimos pela costa, apreciando as paisagens do caminho.





Chegamos a Copiapó já passava das oito da noite e fomos em busca de um  hotel, qual foi nossa surpresa, quando começamos a nos depararmos com os hotéis lotados e com os poucos que tinham vaga, pedindo preços "meteóricos", isso tudo porque o Rally Dacar estava agora passando por alí, vale a lei da oferta e procura.


Resumo da ópera , tudo parecia conspirar contra nós, além de não encontrarmos hotel, ainda tomamos um chingão da polícia local, pois enquanto fazíamos a busca pelo hotel o carro do Cléverson ficou estacionado em local próprio para ônibus, ainda bem que minha esposa Silvia usou do seu bom espanhol, para justificar para os guardas, o por quê de nosso descuido hehe. Confesso que eu já havia desistido, e cheguei a fazer a proposta para o grupo, de acamparmos em meio ao deserto, a galera achou que seria muito arriscado, enquanto decidíamos o que fazer, acabamos parando em um posto de gasolina, quando olhamos para os fundos do posto, vimos um local que seria bom para acamparmos, minha esposa disse: porque não pedimos para acampar aqui, fui até um senhor que mexia no motor de um ônibus que estva estacionado próximo do local, e perguntei-lhe se poderiamos acampar alí, e ele não só nos autorizou, como disse que frequentemente vinha ao Brasil, para trazer turistas com seu ônibus até Balneário Camboriu, e era muito bem tratado em SC, também deveríamos ser bem tratados em seu país. Moral da história, passamos a noite  ali e saímos cedo no outro dia, com a alegria de termos economizados no mínimo uns quinhentos pesos.

Copiapó - (Chile) Acampamento na 12ª noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário