sexta-feira, 22 de junho de 2012

Expedição Atacama - 7° Dia: Desbravando Salta/Ar

Dia 1° de janeiro de 2011, estávamos no ano novo, com nossos corações cheiros de expectativas, pois verdadeiramente consolidávamos um de nossos grandes sonhos e a cada kilômetro que rodávamos, mais nossos olhos se enchiam com tamanhas belezas que encontrávamos pelo caminho. Agora mais do que nunca,  muito afoitos, pois cada vez mais nos aproximávamos de nosso destino principal, o  Deserto de Atacama. Logo que acordamos, reunimos o grupo e saímos a explorar um pouco mais da cidade de Salta, suas belas praças parques e ruas floridas. Muitas fotografias e antes de deixarmos a cidade paramos no mirante que permite que se tenha uma vista panorâmica de toda a cidade.(Salta merece que o viajante reserve no minimo três dias para contemplar suas belezas)...

Foto com meu amor no Parque central - Salta -Ar...

Parque central - Salta -Ar...

Salta- Ar  simplesmente...bela...

Família Avila - Salta Ar...

Grupo despedindo-se de Salta Ar...

Cactos ... agora já dá pra sentir o que vamos encontrar por lá...

Nossa meta agora era alcançar a cidade de Tiucara e Maimara, antes passando por San Salvador de Jujuy e Purmamarca (Ar).
Estrada a fora lá fomos nós, curtindo cada kilômetro que desbravávamos. Por volta de cinco da tarde, chegamos a San Salvador de Jujuy, e como todos estávamos famintos, tratamos de buscar um lugar para matar nossa fome, encontramos um único lugar aberto, de nome Delicious Refreshing , que tinha para nos servir algo que creio, era o que não foi vendido na noite da virada e com algumas figuras muito curiosas também lanchando por alí. Mas tudo bem, fizemos aquele rango, quebramos até um copo. Na saída do restaurante conhecemos um casal muito bacana, lhe demos um adesivo de nossa expedição, o qual prontamente foi colado na motoca, aproveitamos para fazer as tradicionais fotos para "recuerdo". Já quando estávamos na saída da cidade, nos deparamos com um motoqueiro levando uma turma toda na motoca, e o que chamou nossa atenção, é que todos estavam sem capacete...imaginem aqui no Brasil o tamanho da multa.
Já passavam das 19 horas, e agora nossa viagem ganhava ares de expedição mesmo, pois começávamos avistar as primeiras placas indicando as distâncias que nos separavam do Atacama...

Praça central em San Salvador de Jujuy...

Este hostal em cima da farmácia muito bonitinho...

Fazendo amizade por "allá"...adesivo na moto...

"Sin casco" isso que é viajar em família

Os kilômetros que nos separavam de San Salvador de Jujuy e Tiucara -  Ar, foram sendo vencidos um a um sem que nos déssemos conta de tamanha beleza desse percurso. O que antes para nós parecia impossível de se realizar, agora ganhava ares de que toda distância pode ser vencida para se contemplar lugares como estes. (lembrei -me de minhas palavras ao Cléverson, antes da viagem, "Após nossa expedição, sempre que te falarem que algum lugar fica à mil kilômetros, você vai dizer: é logo alí". Sentimos uma enorme diferença na temperatura, que a estas alturas  já dava a sensação de clima dos andes, e o vento gelado como só, fazia com que a temperatura parecese ainda mais fria. Paramos no mirador de Leon, foi incrível  de lá dá para ver um enorme rio, que naquela época do ano, é representado apenas por um pequeno filete de água, e apenas as pedras no seu leito dão a dimensão de seu tamanho, mas no período de cheias, torna-se grande com muitas corredeiras. Chegamos a Tiucara já passava das oito da noite, mas como nesta época do ano escurrece mais tarde, deu tempo de procurarmos acomodação, fui pedir informações para um senhor que estava perto da entrada de uma pousada, e de cara já pedi uma folha de coca, já que ele mascava  a tradicional folhinha. Colhidas as informações, família Avila vai para o camping, família Rachadel optou por um hotel. No camping, enquanto armávamos nossas barracas, o Cléverson me passou um rádio oferecendo mais um cobertor, pois fazia muito frio naquela noite e devido ao vento a sensação térmica era de mais frio ainda...

Rio em período de estiagem...

Mirador de Leon...
Nosso amado filho "Tui"...verdadeiro patriota...

Viaturas da expedição...seu Luiz dando um confere nas bagagens...

Vista do Sierro das Siete Colores...

Sierro das Sete Colores...

Purmamarca...mais perto do Paso Jama...

Chegando em Tiucara Ar...

Após as devidas acomodações, fomos conhecer o centrinho da cidade, com seus barzinhos típicos e lojas de artesanatos feitos a partir de cactos secos. O jantar foi a base de comida típica de Tiucara, Wolc de llama, espetinho de carne de llama regado ao bom vinho argentino. Tiucara tem um ar de cidade do velho oeste e recebe   visitantes que vêm dos mais diversos lugares do mundo. Após o jantar demos mais uma volta pela cidade, tiramos mais algumas fotos, visitamos algumas lojinhas de "artesanias" e retornamos para o camping. Fez uma noite fria daquelas, passamos muito frio...

Os cactos estão espalhados por toda Tiucara

Foto antes do jantar...Fomos experimentar a carne de llama

Camping em Tiucara...noite gelaaaada!!!